Capri, Costa Amalfitana, Pompeia e Nápoles

Olá! Após um longo período sem postagens, vou tentar reativar meu blog!
Volto com o relato da minha última viagem com meu marido (deixamos nossas filhinhas com os avós! rsrs): Capri, Costa Amalfitana, Pompeia e Nápoles.

Viajamos por 10 dias, incluindo os de trânsito. Nosso vôo saiu de Brasília com destino final Nápoles. Quem quiser conhecer a região, recomendo fazer o mesmo, para concentrar os dias de passeio ali.

Vou dar primeiro uma visão geral do roteiro, e em seguida escreverei sobre cada cidade.

• 1º dia: Viagem Brasília - Rio - Paris
  • 2º dia: Viagem Paris - Nápoles - Capri
          Do aeroporto de Nápoles pegamos um ônibus para o porto e depois o barco para Capri. Na saída do aeroporto havia placa para o  "Alibus". O ticket custa uns 4 euros. O ônibus faz uma parada na Piazza Municipio e depois segue para o Molo Beverello.
         Lá no porto tem uma pequena lanchonete, com sanduíches do tipo baguete, bebidas, etc.
         Os barcos para Capri saem o dia inteiro. Você pode checar qual o próximo e comprar o ticket. Cobram também uma taxa por bagagem, avise quantas são, para colocar as etiquetas nelas.
Mais detalhes de como chegar a Capri podem ser obtidos em: http://www.capri.net/en/getting-here.
Barco para Capri

• 3º dia: Capri
  • 4º dia: Capri
  • 5º dia: Capri/Sorrento
         Na Marina Grande de Capri (por onde chegamos), compra-se o ticket para Sorrento (ou qualquer outro destino, como Nápoles, Positano ou Amalfi). Pegamos um barco tranquilo e confortável. Como na ida, deve-se lembrar de avisar quantas malas está levando, para pagar a taxa e etiquetá-las.
        Fomos para Sorrento, que ficou sendo nossa base para conhecer as outras cidades perto.
  • 6º dia: Positano
         Fomos para Positano de manhã e voltamos à tarde para Sorrento, aproveitando um pouco mais desta cidade no final do dia.
  • 7º dia: Pompeia
         Fomos para Pompeia de manhã e voltamos à tarde para Sorrento, aproveitando novamente um pouco mais desta cidade no final do dia.
         Inicialmente, nosso roteiro era conhecer Amalfi e Ravello no 7º dia e no 8º ir para Pompeia, e de lá ir para Nápoles. Porém perdemos a hora do barco que vai para Amalfi, então resolvemos inverter o roteiro, trocando esses dois dias.
  • 8º dia: Amalfi/Sorrento/Nápoles
          Ainda com a base em Sorrento, fomos e voltamos de barco para Amalfi. O barco é grande, com bancos do lado de fora e poltronas do lado de dentro. Bem tranquilo e vai rápido.
         Na volta, apenas pegamos nossas coisas em Sorrento e fomos para a estação pegar um trem para Nápoles.
  • 9º dia: Nápoles
  • 10º dia: Viagem Nápoles - Paris - Rio - Brasília
Capri

Que cidade linda! Cada paisagem de tirar o fôlego!
Do mesmo tanto que é linda, é cheia de ladeiras. É uma ilha repleta de montanhas rochosas.

Chegando no porto, na Marina Grande, você pode subir para a parte turística da cidade de ônibus ou de funicular.
Nosso hotel ficava no final da primeira rua, foi o Hotel Bristol. Eu o classificaria como um 3 estrelas, ou 4, pois o quarto era grande (tinha uma sala). Para chegar lá, a rua era uma subida de uns 500m no máximo. Dá para ir andando.
Sempre que queríamos subir de funicular, era simples, só descer pra Marina Grande.
Funicular chegando

Subindo de funicular

As ruas de Capri vão fazendo um zigue-zague, subindo até o alto da cidade, onde há inúmeras lojas, vários restaurantes, a piazzetta com uma vista fenomenal:
Vista da piazzetta

Piazzetta

Ali é o ponto de partida para conhecer alguns pontos turísticos. Passeando pelas ruelas, provavelmente você vai se perder... Mas depois se acha rsrs.
Pelas ruelas de Capri
Recomendo muito uma sorveteria/pasticeria (confeitaria) chamada Buonocore!
O sorvete é muito gostoso! Você pode comprar no potinho, casquinha ou no pão! Experimentei este último, e é uma delícia!!! É um pão doce, macio, cortado ao meio e recheado com o sorvete. Você vai tomando o sorvete e comendo o pão que fica também com um pouco do sorvete. Hummm... Já deu água na boca, só de lembrar!

Giro na Ilha

Um passeio clássico é o giro na ilha ("Giro Isola"). Na Marina Grande há pelo menos dois pontos de barcos que fazem o passeio, fora vendedores ambulantes que oferecem barcos para passeio privado. O primeiro que vimos com passeios de grupo era com barcos menores. Optamos pelo segundo, com ponto de venda mais na frente (caminhando um pouco pela Marina), que tem barcos maiores, com áreas externas e internas (se o tempo estiver ameaçando chover, é uma boa).
O barco maior é um pouco mais caro,balança menos e vai mais rápido. O menor consegue se aproximar mais de alguns lugares das montanhas.
Infelizmente no dia do nosso passeio não estava podendo fazer o giro completo, devido à maré agitada no outro lado da ilha. Ficou "faltando" conhecer a Gruta Azul, passeio que fizemos por terra, quando fomos a Anacapri.

Arco Naturale

Uma linda atração é o Arco Naturale. Há placas pela cidade indicando o caminho. Usamos também um mapinha que pegamos na recepção do hotel.
Vale muito a pena! A caminhada é tranquila. Há bastante subida na ida, mas dá para ir passeando.
Pelo caminho você encontrará "mercadinhos", onde pode comprar alguma bebida, tira-gosto, lanchinho... Para fazer um "piquenique ambulante" rsrsrs. Nosso preferido era salaminho e cerveja geladinha. O autêntico salame italiano é maravilhoso, super macio, e não deixava nada de gordura nos dedos ou na embalagem! Bom demais.

Jardim de Augustus e Via Krupp

Outro passeio legal é o Jardim de Augustus. Da piazzetta, novamente utilizamos nosso mapa e as placas pela cidade para chegar lá.
O jardim em si não é nada demais. O que vale são as vistas para o Faraglioni e da Via Krupp.
Na entrada do jardim há uma vendinha com os famosos limões gigantes.
Ah, tudo nessa região da Itália remete ao limão siciliano. Todas as lojas de souvenir tem algo de limão, todos os restaurantes tem limoncello... Aliás você vê de longe uma lojinha de souvenir quando enxerga um monte de coisa amarela... rsrs

A entrada para o Jardim custa 1 euro, entre a Páscoa e novembro, segundo o site http://www.capri.com/pt/s/jardins-de-augusto-e-via-krupp.

Seguem algumas fotinhos tiradas lá:

Il Faraglioni

Via Krupp e ao fundo a Marina Piccola

Via Krupp
Infelizmente, quando estivemos lá a Via Krupp estava fechada. Ela leva até a Marina Piccola.

Marina Piccola

Fomos de ônibus até lá. É bem pequenininha, e na hora que fomos (à tardinha), estava tudo fechado.

Anacapri

Outro passeio é ir a Anacapri, cidadezinha vizinha a Capri.
Você pode pegar um ônibus na piazzetta ou na Marina Grande para lá.
Se você não tem pavor de altura, recomendo muito subir no Monte Solaro pelo Chairlift (aquelas cadeirinhas presas num cabo que não pára, fica circulando, subindo e descendo). Eu que sou medrosa, fui, e recomendo. Por isso digo, se tiver apenas um pouco de medo, pode ir que é tranquilo. Mas se tem pavor de altura, então é melhor deixar pra lá.
As cadeiras sempre ficam a poucos metros do chão, pois vão subindo acompanhando o monte.
Como nessa foto abaixo, que achei na internet (site capri.com):
Resultado de imagem para chairlift anacapri

Lá de cima, a vista é espetacular!

Capri, Faraglioni...

Anacapri lá embaixo...

Em Anacapri, ao andar pela principal rua turística, você encontrará alguns restaurantes e com preços um pouco inferiores em relação aos de Capri. Há também algumas lojinhas, mas não tem lojas famosas como em Capri.

Gruta Azul

A Gruta Azul fica em Anacapri. Você pode chegar lá de barco ou por terra (como fizemos). Recomendo pegar um ônibus em Anacapri que leva até lá. É um pouco cansativo ir andando, não compensa.

Chegando lá, prepare-se para a fila... Aguardamos 1 hora até conseguirmos finalmente entrar nela.
Na foto abaixo, no canto inferior direito é o começo da fila de quem não veio de barco.
Os barquinhos pequenos são os que entram na gruta, cabem até 4 pessoas.
É necessário que todos abaixem totalmente, deitem dentro do barco, para passar na entrada.
No mar, há vários barcos maiores, com turistas que estão fazendo outros passeios pela ilha.
Os barquinhos vão pegando gente dos barcos maiores e da fila na terra, mas percebi que priorizam os barcos...

Preço bem salgado! 13 euros por pessoa!

Barco que recolhe o pagamento

Foto com flash... :oP

Dentro da gruta, acho que ficamos uns 2 minutos, no máximo. É muito rápido e só se vê o que está na foto.
A água fica realmente azul, devido ao reflexo da luz, bem bonita! Mas achei absurdamente caro para o que é.

Sorrento

A chegada de barco já chama a nossa atenção pela natureza do local: a cidade fica em cima de um paredão rochoso. A sensação é de que os hotéis nas margens podem cair a qualquer momento...!

Para subir para a cidade, há várias opções: ônibus, elevador, táxi, a pé...
O ônibus faz uma parada na praça principal, a Piazza Tasso. Foi onde descemos, pois nosso hotel era bem próximo (Hotel Del Corso).
A cidadezinha é uma delícia, bem movimentada, cheia de lojinhas (com preços bem melhores do que as de Capri). Tem diversos restaurantes, pizzas super gostosas... Bom demais! Foi ótimo fazer de Sorrento nossa base. Nos dias seguintes, fazíamos algum passeio para conhecer outra cidade e aproveitávamos o final do dia em Sorrento.
Nessa praça Tasso há um passeio de trenzinho que dá uma volta nos principais pontos turísticos da cidade. Recomendo!

Positano

Você pode ir de carro, ônibus ou barco. Nós resolvemos ir de ônibus. A estação fica a uns 2 quarteirões da Piazza Tasso, e a parada do ônibus é de frente para ela. Chegando pela rua Ernesto Cortis, a fila fica à esquerda, conforme o mapa a seguir. O ticket é vendido lá mesmo. Na estação só vendem tickets para os trens.

Recomendo MUITO algum remédio para enjôo. Positano é bem próxima, mas o caminho é todo com curvas bem acentuadas.
O ônibus faz uma parada em Positano, no alto da cidade. Foi onde descemos.
Caminhamos pelas ruas, descendo para a praia. No meio do caminho há atalhos por entre as casas. Uns bequinhos com escadarias.

Descendo para a praia

Chegando lá embaixo, há uma praça com alguns restaurantes. Há alguns outros também de frente para a praia, que está logo adiante.
Há também um Centro de Informações ao Turista, onde consegui um mapinha e algumas explicações das atrações turísticas da cidade, que são bem poucas...

O visual da cidade é demais! Parece uma pintura de quadro...
Curiosidade sobre a praia: não tem areia, mas pedras escuras.
E a água do mar estava bem gelada!

Entrando na cidade, há a Chiesa (igreja) di Santa Maria Assunta, com seu grande domo que podemos ver da praia. Ela não fica aberta o dia inteiro para visitação (pelo menos não estava quando fomos lá). Passamos somente do lado de fora, por volta das 13:00, 14:00hs e, se não me engano, ela iria abrir de uma a duas horas depois.
Fomos caminhando para a estação de ônibus onde poderíamos pegar o de volta para Sorrento. No caminho, pudemos apreciar a vista a partir do lado direito da costa:

Para voltar de ônibus, espere por ele bem próximo desse portãozinho, para entrar primeiro e conseguir um bom lugar. Muitas pessoas ficam sentadas no muro mais à frente aguardando, mas o ponto de parada é esse, um pouco mais para trás.

Pompeia

Para ir a Pompeia, compre na hora um ticket para o trem na estação. Vendem na banquinha de revistas que fica do lado de dentro.
Pergunte a hora que o trem sairá, pois se houver uma folga, você pode comprar algo na lanchonete que fica do lado de dentro, já em frente aos trens.

O trem passará por várias estações até chegar na que você deve descer: Pompei Scavi Vila dei Misteri.
Caso esteja com bagagem. essa estação tem guarda-volume, pago. Não são armários onde você ficará com a chave. Então não se preocupe com o tamanho das malas. Há um funcionário que recebe a bagagem e guarda no depósito. Ali também tem um banheiro, disponível por 0,50 de euro.
Saindo da estação, há algumas pessoas vendendo passeios guiados para a cidade histórica e para ir ao vulcão Vesúvio.
Não compramos nenhum desses. Seguindo para a direita, chega-se à entrada das ruínas. Compramos os tickets e, à parte, os guias de áudio, que tem em português. Foram bastante úteis! Recomendo com certeza, a não ser que contrate um guia. Recebemos também um mapinha da cidade (que pode ser obtido gratuitamente próximo à bilheteria).
Nesse caminho até a entrada há alguns restaurantes e banquinhas com souvenirs. Como fomos tarde, já na hora do almoço, comemos por ali mesmo. "Quebrou um galho".
Em Pompeia, fomos visitando os primeiros lugares e escutando as informações pelo guia, e depois escolhemos alguns pontos turísticos para conhecer, pois a cidade é grandinha, não dá para ir a todos os lugares!

Uma das ruas da cidade

Anfiteatro

No interior do anfiteatro, montaram um ambiente onde estavam expostos os corpos recuperados no meio das cinzas. Muito triste de ver e de tentar imaginar o que foi esse terror. O guia de áudio descreve com mais detalhes como tudo aconteceu...
Corpos encontrados nas cinzas

No final da tarde, retornamos para Sorrento.

Amalfi

Pequena e linda cidade! Dá para conhecer rapidamente. As principais atrações são a praia e a catedral.
Fomos de barco, pois já fica bem mais distante de Sorrento. Ele parte às 10:30h. A ida já é um belo passeio, pois você vai apreciando a linda Costa Amalfitana:

Capri

Amalfi

O barco faz uma parada em Positano, apenas, mas não demora.
Chegando em Amalfi, fomos andando para conhecer a cidade e logo chegamos a uma pequena praça central, abaixo da Catedral.

Para conhecer a catedral por dentro, é necessário pagar uma taxa, não me lembro se 2 ou 4 euros. Algo assim.
Dentro há alguns tesouros, pinturas e a cripta de S. Andrea.

Na praça de Amalfi há alguns restaurantes e, se você seguir a rua que leva para dentro da cidade, encontrará alguns outros com menu um pouco mais em conta.

Em Amalfi, nosso plano inicial era conhecê-la rapidamente e pegar um ônibus para Ravello. Voltaríamos mais tarde, de ônibus, para Sorrento.
Porém mudamos de ideia ao imaginarmos a viagem demorada e cheia de curvas que seria a volta... Então compramos o ticket para voltar de barco, em Amalfi mesmo. Se não me engano, o retorno era às 16:30h. E assim tivemos que ficar pela cidade, mesmo, para não perder o horário.

Rua estreita de Amalfi

Nápoles

Chegamos na estação Garibaldi já à noite e, por um descuido meu, esqueci da "colinha" de como se chegar ao nosso hotel... Tínhamos apenas o endereço e eu tinha uma leve lembrança de uma estação do metrô que seria próxima, e que teria o mesmo nome da rua: Toledo.
Sem saber italiano, pedimos ajuda a um guardinha do metrô, que não sabia inglês... Mas ao dizer "via Toledo", ficou tudo resolvido! :) Ele nos levou até a linha que deveríamos tomar. Compramos os bilhetes, e pronto!
Chegando na estação Toledo (por sinal, lindíssima), fomos procurar nosso hotel. Dessa vez, resolvemos experimentar um B&B (Bed & Breakfast). A entrada era praticamente camuflada, mas o dono do hotel nos aguardava do lado de fora e nos conduziu até lá. Por sinal, ele é super simpático e nos deu altas dicas da cidade. Ficamos no B&B Monaciello.
A rua onde estávamos (Toledo) era ótima para compras. Muitas lojas. E muitos restaurantes também.
E a aparência é BEM melhor que o centro da cidade. Essas fotos abaixo são do dia que chegamos, tiradas do ônibus que passa pelo centro até chegar no porto:

Piazza Garibaldi

Não bati fotos da via Toledo, para comparação... :(
Mas sua localização é boa. Fica próxima ao Castelo do Ovo, de várias igrejas e da Piazza Plebiscito. Recomendo!
Piazza del Plebiscito

Monte Vesúvio

Castel dell'Ovo

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bom, é isso...! Espero que tenham gostado e que as informações seja úteis! ;)